quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Alamoa

 

“Alamoa” é uma corruptela do feminino da palavra “alemão”. Outra variação é “alemoa”.

 A Alamoa ou dama branca, lenda de Fernando de Noronha, é uma ninfa, com longos cabelos dourados, que aparece nua e atrai os homens para então se transformar em uma caveira e empurrá-los do topo da pedra do pico ou matá-los de susto. Aparece também como uma luz ofuscante, multicor, a perseguir quem foge dela. Sua residência é o Pico, elevação rochosa de 321 metros na ilha de Fernando de Noronha.

 Às sextas-feiras a pedra do Pico se fende e na chamada porta do Pico aparece uma luz. A Alamoa vaga pelas redondezas. A luz atrai sempre as mariposas e os transeuntes.  Quando um destes se aproxima da porta do Pico, vê uma mulher loura, nua. Quando a pessoa atravessa a porta do pico, a ninfa se transforma em uma caveira e a porta se fecha atrás de si e a pessoa nunca é mais é vista.

 

Fontes: 

https://www.todamateria.com.br/alamoa/ 

https://fantasia.fandom.com/pt/wiki/Alamoa 

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, assim que eu visualizá-lo e respondê-lo. Tenha paciência, pois, às vezes, dependendo da quantidade de comentários, ele pode demorar a ser postado. Não se esqueça de marcar a opção "notifique-me" para ser avisado por email quando seu comentário for postado no blog.
Em caso de sugestões de postagens ou relatos, me contate pelo email: adancadasfadas@gmail.com
OBS: NÃO TENHO WHATSAPP, LINE NEM NADA SEMELHANTE, então, não deixe seu número, pois se ele for exposto quando o seu comentário for aprovado, eu não me responsabilizo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Template by:

Free Blog Templates