domingo, 26 de abril de 2020

Ninfas da terra


Napéias




As napéias "vale coberto de bosques", também chamadas auloníadas (vale, barranco) e alseidas ou alsidas (do grego álsos, "bosque sagrado") eram ninfas encontrada nos pastos e vales montanhosos, frequentemente em companhia do deus Pã.
        Alegres e tímidas, viviam em bosques dos vales, barrancos e grutas, enquanto as oréadas habitavam os altos dos montes. Dizia-se que gostavam de pregar sustos em viajantes solitários. A mais famosa das napéias foi Eurídice, a amada pela qual Orfeu se aventurou no Hades.


Clítia


 Clítia era uma ninfa aquática, apaixonada por Apolo, que não lhe correspondia, o que a fez definhar. Ficava durante todo o dia sentada no chão frio, com as tranças desatadas caídas sobre os ombros. Durante nove dias, assim ficou, sem comer nem beber, alimentando-se apenas com as próprias lágrimas e com o gélido orvalho. Contemplava o sol, desde que ele se erguia no nascente até se esconder no poente, depois do seu curso diário; não via outra coisa, seu rosto voltava-se constantemente para ele. Seus pés se enraizaram no chão, seu rosto transformou se numa flor, o girassol que se move constantemente em seu caule, de maneira a estar sempre voltada ao sol, em seu curso diário, conservando assim, o sentimento da ninfa que lhe deu origem.



 Epimélides


As epimélides, mélides, málides ou bucólicas (boukolai, em grego) eram ninfas dos pastos e campinas das montanhas, protetoras de rebanhos de cabras e ovelhas e também guardiãs dos pomares e árvores frutíferas. O nome era derivado das palavras gregas epi- "junto a", "protetora" e mêlon, que significa tanto "ovelha" quanto "pomo" (termo que abrangia a romã, a maçã e o marmelo). O duplo significado da segunda palavra lhe deu seu duplo papel.
       Seu número parece ter incluído oceânidas e oréadas, tanto quanto dos deuses rústicos Hermes, Sileno e Pã. Mesmo as helíades e nereidas como Galatéia e Psâmate assumem, por vezes, o papel de epimélides nos mitos.
      As epimélides citadas na mitologia grega incluem Galatéia, as helíades (enquanto foram pastoras de seus rebanhos na Trinácria, atual Sicília), Nômia (oréade do monte Nômia, na Arcádia), Penelopéia (epimélide do monte Cilene, na Arcádia, que amada por Hermes foi a mãe do deus Pã), Sínoe (epimélide do monte Sínoe, na Arcádia, que amamentou o deus Pã), Psâmate (psâmida que toma a forma de epimélide ao enviar um lobo contra os rebanhos de Peleu) e Sose (ninfa profetisa que, amada por Hermes, teve como filho os Panes).



Heliônomas



As heléadas ou heliônomas (de héleios, "pântano" em grego) são as náiades dos pântanos. Frequentemente, elas confundem os viajantes criando ilusões, geralmente imagens de suas amadas.
Platéia é uma pretensiosa e feia heléada, com traços de batráqui, que Júpiter finge cortejar na ópera cômica homônima de Jean-Philippe Rameau, para lhe ensinar uma lição.

Limônides


As limônides, limoníadas ou limácidas (de leimôn, "prado úmido", em grego - a palavra é cognata do latim limum, "limo") eram as ninfas dos prados e das campinas inundáveis.
     Uma delas é Menta ("Hortelã"), originalmente uma náiade amada por Hades, o deus do submundo. Um dia, a esposa deste, Perséfone, deu com eles ao passear junto ao rio Aqueronte. Furiosa, transformou Menta em uma planta rasteira, facilmente pisada por qualquer um. Em compensação, Hades dotou-a de qualidades aromáticas e medicinais.



Reco

 As Hamadríades sabiam apreciar os serviços que lhes eram prestados tão bem quantos castigar as injúrias. A história de Reco é uma prova disso. Vendo um dia, um carvalho que estava prestes a cair, Reco ordenou aos seus servos que o escorrassem. A ninfa, que estava na iminência de morrer com a árvore, apareceu a Reco, exprimindo sua gratidão por ele ter lhe salvo a vida e pedindo-lhe para dizer que recompensa desejava. Ousadamente, Reco pediu seu amor, e a ninfa cursou-se ao desejo. Ao mesmo tempo, aconselhou-o a ser fiel e disse-lhe que lhe enviaria uma abelha como mensageira, sempre que o admitisse em sua companhia. Certa vez, a abelha foi procurar Reco quando este estava jogando dados e, descuidadamente, ele afugentou o inseto. A ninfa irritou-se tanto que nunca mais permitiu que ele a visse.

Psâmidas


As psâmidas (de psámmos, "areia" em grego) são nereidas das areias, que protegem as praias e os lugares arenosos.
      O mito mais conhecido é o de Psâmate ("A Arenosa"), nereida que, unida a Éaco, foi mãe de Foco. Como a princípio não quisesse submeter-se aos desejos de seu enamorado, transformou-se, como costumam fazer as divindades marinhas, em vários seres. Sua última transformação foi em foca, mas nada impediu que Éaco dela se apoderasse.
      Como os dois filhos do primeiro matrimônio de Éaco, Télamon e Peleu, por inveja de Foco, que os excedia nas disputas atléticas, o tivessem assassinado, Psâmate enviou um lobo monstruoso contra seus rebanhos. Mais tarde, a nereida abandonou Éaco e se casou com Proteu, rei do Egito.
        Outra ninfa das praias é Actéia (Aktaia, em grego, Actaea em latim e inglês, de aktê, "margem", "escarpa", "promontório"), ninfa da costa marítima.
 

4 comentários:

Anônimo disse...

Acha uma boa ideia pedir ajuda da deusa Persefóne se estiver temdo poblemas com dryads que causam pesadelos?

Luiz vitor/di lune disse...

Oiii,as plantas mais pequenas tipo a grana também são habitados por elementais/ninfas? E esses elementais da grama tem aparência e tamanho humano?

Giovanna Lynn (Luz) disse...

Olá, Luiz, normalmente, os elementais da grama tem uma aparência estilo goblin, são pequenos e travessos.

Giovanna Lynn (Luz) disse...

Se estiver tendo problemas com as dríades, pode sim pedir ajuda a Perséfone ou mesmo a Ártemis, mas tem certeza que são dríades? Normalmente, elas são benévolas e não causam pesadelos.

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, assim que eu visualizá-lo e respondê-lo. Tenha paciência, pois, às vezes, dependendo da quantidade de comentários, ele pode demorar a ser postado. Não se esqueça de marcar a opção "notifique-me" para ser avisado por email quando seu comentário for postado no blog.
Em caso de sugestões de postagens ou relatos, me contate pelo email: adancadasfadas@gmail.com
OBS: NÃO TENHO WHATSAPP, LINE NEM NADA SEMELHANTE, então, não deixe seu número, pois se ele for exposto quando o seu comentário for aprovado, eu não me responsabilizo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Template by:

Free Blog Templates