sábado, 3 de novembro de 2012

Vodyanoi


 É um espírito masculino da água ou duende folclórico em contos tchecos, semelhante ao Wassermann  ou Nix do folclore alemão. Aparece como um velho nu com uma barba esverdeada e cabelo comprido, o corpo coberto de algas e limo, geralmente com escamas negras de peixe. Tem patas membranosas no lugar de mãos, cauda de peixe e olhos que queimam como carvão em brasa. Às vezes se parece com um grande peixe, em outras ocasiões com uma enorme rã, do tamanho de uma foca e com face humana. Geralmente monta em um tronco semi-afundado, chapinhando de forma ruidosa. Pode arrastar pessoas para a sua morada subaquática, decorada com tesouros de navios afundados, para que os sirvam como escravos, dando-lhes a capacidade de respirara na água.
   Quando zangado, o vodyanoi rompe represas, arruina moinhos 'água, afoga pessoas e animais. Pescadores, moleiros e apicultores fazem sacrifícios para apaziguá-lo. Os pescadores pedem ajuda ao vodyanoi colocando uma pitada de tabaco na água e dizendo "Eis aqui seu tabaco, senhor vodyanoi, agora dê-me um peixe."
   Nos contos tchecos, os afogados morrem e o Vodník guarda suas almas em taças de porcelana que eles consideram valiosas. Seus únicos servos são peixes. Os Vodnici vivem em lagos e rios e não há menção de uma habitação especial.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Template by:

Free Blog Templates