sábado, 3 de novembro de 2012

Lamiak


       No folclore basco, as Lamiak ( singular, Lamia) são descritas como belas mulheres de pés de pato, garras de ave ou rabo de peixe. Moram nos rios e fontes, onde costumam pentear suas longas cabeleiras com cobiçados pentes de ouro. Algumas lendas dizem que são uma personificação da deusa Mari. O nome parece estar relacionado ao das vampirescas Lâmias gregas, mas as Lamiak bascas são entidades relativamente benignas, mais semelhantes às ninfas gregas ou às Janas  do folclore mediterrâneo. Normalmente amáveis, diz-se que ajudaram os homens a construir dólmens e pontes, mas enfurecem-se se lhe são roubados os pentes. Diz uma lenda que uma mulher roubou o pente de uma lâmia e esta começou a amaldiçoá-la, mas não conseguiu porque o soar dos sinos da igreja salvou a mulher. Outra lenda fala de um pastor que ouviu um canto maravilhoso e, ao segui-lo, encontrou uma bela jovem sentada sobre uma rocha, que passava um pente de ouro sobre seus cabelos loiros, que lhe chegavam aos pés. Ao ver o rapaz, mergulhou n' água, mas depois reapareceu. O pastor apaixonou-se pela jovem e a visitou dias seguidos, até que ela o pediu em casamento. O rapaz aceitou e ela lhe deu um anel. Ao chegar em casa, porém, não sabia dizer como se chamava a noiva ou quem eram seus pais, apenas que era formosa, formosa...
  A mãe suspeitou que o filho estava enfeitiçado e pediu conselhos a parentes e vizinhos, que lhe disseram que se fosse estrangeira tal coisa, se fosse bruxa outra... E o mais velho da aldeia lhe que se fosse uma lâmia teria pés de pato.  A mãe fez o filho prometer que prestaria atenção nos pés da moça. Ele imediatamente foi vê-la e a encontrou n' água, mergulhando e brincando com os peixes, mas desta vez reparou nos pés, e eram pés de pato. Voltou para a casa de coração partido, pois humanos não se casavam com lâmias. Adoeceu e delírou com a febre, vendo o rosto da amada e ouvindo sua voz o chamando "Zatoz, maitea, zatoz" (vem querido,vem). O rapaz acabou morrendo. No dia de seu enterro, a lâmia apareceu em sua casa, cobriu-lhe o corpo com um lençól de ouro e beijou-lhe os lábios. Seguiu o cortejo até a porta da igreja, onde não podia entrar por ser solo consagrado. Retornou então às montanhas e tanto chorou por seu amor perdido que brotou ali um manacial que recorda o amor impossível entre a lâmia e o pastor.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, assim que eu visualizá-lo e respondê-lo. Tenha paciência, pois, às vezes, dependendo da quantidade de comentários, ele pode demorar a ser postado. Não se esqueça de marcar a opção "notifique-me" para ser avisado por email quando seu comentário for postado no blog.
Em caso de sugestões de postagens ou relatos, me contate pelo email: adancadasfadas@gmail.com
OBS: NÃO TENHO WHATSAPP, LINE NEM NADA SEMELHANTE, então, não deixe seu número, pois se ele for exposto quando o seu comentário for aprovado, eu não me responsabilizo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Template by:

Free Blog Templates