segunda-feira, 30 de junho de 2014

As sereias

  Belas, atraentes e perigosas, essas são as sereias, tais como as conhecemos. Mas seriam elas de fato más?

  Há muitas lendas sobre as sereias. Em algumas versões, elas são consideradas más, enquanto em outras, elas são consideradas boas. Eu acredito que tenha havido uma grande confusão nessas lendas e relatos. Há muitos elementais e alguns são muito semelhantes. A exemplo temos as sereias, as nereidas e as ondinas. Muita gente se confunde às vezes e acha que essas três criaturas são na verdade a mesma coisa. Mas não são! Podem até se assemelharem fisicamente, mas são muito diferentes em seu caráter e comportamento. As nereidas se parecem muito com as sereias, segundo as fontes em que pesquisei, mas diferem delas por serem boas e salvarem os náufragos. Muitas vezes, elas se metem com as sereias para salvarem um humano de suas garras.
   As ondinas são boas, assim como as nereidas. Mas não tem cauda - muitas vezes, elas podem ser vistas com uma cauda, mas é apenas um disfarce delas - e, diferente das nereidas e sereias, elas habitam as águas doces. Mas não se enganem com seu rostinho bonito e sua ausente cauda. As ondinas também podem afogar muita gente...
   As sereias desprezam os machos de sua espécie, pois os consideram fracos. A maioria delas vive em grupo, mas há sereias solitárias, por opção. E, essas são as mais intrigantes. Pois podem ser piores que as outras.
   As sereias que caçam em grupo tem todo um esquema para conseguirem comida. Uma sereia, geralmente a mais nova do grupo, tem de atrair a vítima, enquanto as outras ficam escondidas no fundo das águas de forma estratégica. Dessa forma, mesmo se o marinheiro pular na água e perceber que está diante de uma sereia, ele se ferra feio porque as outras lhe surpreendem e o arrastam para o fundo do mar. Elas o levam para a parte mais funda o possível e então o devoram. Se o infeliz tiver a sorte de se afogar enquanto é arrastado, bem... Senão, ele vai sofrer muito. Eu acredito que a maioria chegue ao fundo do mar com vida, pois as sereias são excelentes nadadoras e quando nadam, o fazem em uma velocidade espantosa. Seria impossível tentar competir com elas nisso.
   As sereia só procuram os machos de sua espécie quando sentem a necessidade de procriar-se. Isso pode demorar a acontecer, pois a maioria prefere procriar-se quando já se sente velha ou próxima da morte ou algo assim. Se dá à luz a uma menina, a seria a ensina sobre todos os costumes de seu povo e a ensina a caçar quando ela completa o que em nosso mundo seria treze anos de idade. A jovem sereia faria as honras atraindo um idiota, digo um marinheiro para ser devorado pelo resto do grupo (ou devo dizer cardume?). Só após passar por essa iniciação que a jovem sereia seria considerada adulta.
   Como podemos perceber, sereias são carnívoras.

Mas elas só devoram homens, certo?

   Eu acho que elas só devoram homens porque sabem que eles não conseguem ficar com as calças fechadas. Por isso, atraí-los é tão fácil. Basta exibir seus seios e fazer charme e pronto! Homem picadinho para o jantar.
   Atrair as mulheres já seria trabalho para um tritão, mas eles não são como as sereias. Motivo que levou muita gente a imaginar que eles mandam as sereias caçar e ficam escondidos só esperando o rango. Antes fosse assim...
Ah! Eles não são gays! Eles se unem às nereidas que são mais dóceis e não odeiam homens. Já as sereias... Sempre fiquei na dúvida. 
Mas e uma mulher lésbica poderia cair de amores por uma sereia e morrer assim como um marinheiro? Talvez. Não houve um caso até hoje. Não que eu saiba. Mas dizem que as sereias, por serem feministas não matam as mulheres. E, mais, se, se encantarem por uma mortal podem raptá-la para que ela faça parte de seu grupo. Agora, você pode dizer "hum, legal! Sempre quis ser uma sereia". Mas você não vai virar uma sereia. Vai ser apenas um fantasma. Nada mais que isso. A menos é claro, que algum deus ou deusa fique com pena de sua condição e o transforme em um ser da água. Mas isso dificilmente aconteceria.

O que as sereias fazem com as almas dos homens que devoram?

   Elas colecionam almas, que guardam em preciosas taças de cristal ou dentro de suas pedras preciosas. O que elas fazem com essas almas depois, eu não sei. Talvez vendam para o Crowley (Supernatural). Seria um bom negócio! haha.

Como derrotar uma sereia

   Segundo a lenda, a única forma de salvar uma pessoa do encanto de uma sereia seria cantando melhor que ela. É mole? Talvez isso seja fácil para a Katherine Jenkins, a Amy Lee ou a Tarja Turunem, mas para uma pessoa comum... Tenho certeza de que muitos se dariam mal ao tentar cantarem melhor que uma sereia. E, mesmo que isso fosse possível, eu não esperaria que elas fossem boas perdedoras. Acho que elas ficariam furiosas, assim como as bacantes e matariam todo mundo. 
    Outra forma interessante, porém arriscada de se vencer uma sereia seria roubando algum objeto pessoal dela, como seu pente de ouro ou alguma joia que ela estiver usando. A sereia então seria obrigada a realizar um desejo, fosse qual fosse. Mesmo se casar com o ladrão. Mas por que uma pessoa seria idiota o bastante para querer se casar com uma sereia? Pensem comigo, elas são muito espertas e perigosas. Uma hora, você teria de dormir e ela encontraria o objeto escondido e comeria seu coração. Ah! Ela também teria a opção de te ameaçar. Fala sério, eu não resistiria a uma ameaça de uma criatura tão poderosa. Ou ela simplesmente te mataria e encontraria o objeto de qualquer forma. Ela tem poderes. Não é uma idiota!

As sereias são amaldiçoadas?

 

   Dizem por aí (em muitos blogs) que há uma passagem na bíblia em que uma mulher amaldiçoa sua filha e ela se torna uma sereia. Nunca li isso, então não posso dizer se é verdade ou não. Vou investigar e quando descobrir eu faço um novo post, falando sobre isso. Mas se for verdade, já seria uma prova para muita gente de que as sereias são reais. Afinal de contas, quase ninguém ousa duvidar de que o que está escrito na bíblia não seja verdade. 
   Na Grécia antiga, as sereia eram descritas como pássaros com cabeças humanas. Deviam ser assustadoras! Posteriormente, elas foram descritas como criaturas híbridas (metade mulher, metade peixe), gigantes (com mais de três metros) e aladas. Pelo que entendi, as sereias aladas eram de menor porte. Mesmo assim, não devia ser nada reconfortante saber que as sereias tinham asas. Isso assombrou tanto os marinheiros e pescadores que eles encontram uma forma de abortar essa versão.
   As sereias teriam verdadeiro fascínio por cruzes - isso explicaria a versão bíblica do mito - e assim como o fossegrim, desejaria o perdão de Deus. Se alguém as batizasse, elas se tornariam boas. Há até uma santa sereia! Acreditem se quiserem. ©

11 comentários:

Anônimo disse...

Dani... Eu queria saber se existe algum tipo de encantamento para transformar uma pessoa em sereia (metade mulher e metade peixe) ou em tritão (metade homem e metade peixe).

Daniele Claudino disse...

Não, Thiago. Não tem nenhum feitiço desse tipo. Mas um deus ou deusa poderia conseguir tal feito. ;)

Brennan The Internet Explorer disse...

Sereia: problema.

Vale do Melzell disse...

Bem, quanto a maldade das sereias há controvérsias. :) Existe uma versão da história de que sereias (dentre outros seres mágicos) seriam espécies naturais de outras dimensões que por algum motivo teriam sido exiladas na Terra. Diz-se que são criaturas bastante razoáveis em sua dimensão, mas que possuem imenso orgulho e quando exiladas na Terra desenvolvem uma intensa revolta das outras criaturas e se tornam vorazes e destruidoras. Me parece que não conseguem permissão para retornar ao lar enquanto não conseguem esquecer o ódio e aceitar sem revolta seu destino. Também não é incomum encontrar almas de sereias encarnadas em corpos humanos, mantendo total ou parcialmente suas memórias. Mas, claro que uma sereia esperta não sai contando isso por aí, sob o risco de internação na ala psiquiátrica de algum hospital.

Unknown disse...

Texto maravilhoso amei!!! Sou apaixonada por mitologia. E ainda mais por sereias.

Unknown disse...

Anônimo disse...

Dani eu sonhei com uma sereia e eu me lembro que a sereia do meu sonho era loira, tinha olhos metade azuis e metade verdes e a cauda dela era vermelha quase rosa.

Daniele Claudino disse...

Que fascinante deve ter sido, eu adoro sereias.

Anônimo disse...

acabei de descobiri essa historia sobre sereias pq eu so queria saber se existia sereias lesbica (obs:sou uma mulher lesbica de 21 anos) é isso nunca gostei de homem

Isabelle disse...

Sereias podem sair da água e ter pernas? Como elas se reproduzem???

Daniele Claudino disse...

Oi, Isabelle, sim, as sereias podem sair da água e até viver entre os humanos se quiserem. Eu nunca li nenhum artigo de como elas se reproduzem, mas ou elas saem da água para fazerem aquilo ou os tritões e elas fazem embaixo da água mesmo.

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, assim que eu visualizá-lo e respondê-lo. Tenha paciência, pois, às vezes, dependendo da quantidade de comentários, ele pode demorar a ser postado. Não se esqueça de marcar a opção "notifique-me" para ser avisado por email quando seu comentário for postado no blog.
Em caso de sugestões de postagens ou relatos, me contate pelo email: adancadasfadas@gmail.com
OBS: NÃO TENHO WHATSAPP, LINE NEM NADA SEMELHANTE, então, não deixe seu número, pois se ele for exposto quando o seu comentário for aprovado, eu não me responsabilizo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Template by:

Free Blog Templates